Google

Como eliminar pensamentos negativos

por

Emocionalmente Bem

Emocionalmente Bem

Emocionalmente Bem

Emocionalmente Bem

Diante dos desafios permanentes da vida, dos problemas inesperados e as previsões pessimistas do futuro, frequentemente as pessoas perguntam, se é possível ter e manter pensamentos positivos em relação à existência.

Dentro da visão da neurociência é possível treinar o cérebro para pensar diferente ou ser diferente em determinas situações. Esta teoria defende a ideia que tudo é um treino, e que este treino acontece por meio de repetições, tanto dos aspectos positivos ou negativos que permeiam nossos pensamentos. Portanto, as ligações mentais, entre os neurônios que mais utilizamos, chamado de campo mental – trocas de energias de um neurônio e outro – tende a se fortalecer mais com aquelas situações que ocupam mais os pensamentos.

Desta forma, se os pensamentos estão mais voltados para os problemas e dificuldades diárias, estes pensamentos criarão uma força dominante dentro da mente. Mas com o treino é possível deixar os pensamentos negativos e aprender a utilizar outro campo mental do cérebro, dando espaço para os pensamentos que buscam estratégias e soluções para os problemas previsíveis e imprevisíveis da vida.

Como exemplo para entender melhor esta mudança de visão de pensamentos no campo mental, podemos falar dos caminhos mentais.

E para explicar o que são caminhos mentais, uso a metáfora de “trieiro”, que é bem conhecida pelas pessoas que moram em Goiás (estado tem muitas chácaras e fazendas). Os “trieros”, são os lugares onde, de tanto serem pisados por animais ou pessoa, acabam se tornando uma marca, guia e caminho alternativo. Da mesma maneira, as ligações mentais, entre os neurônios mais utilizados, identificados de campo mental – trocas de energias de um neurônio e outro – tende a se fortalecer mais com aquelas situações que ocupam mais os pensamentos.

Mas o caminho da roça ou o “trieiro” da roça, pode ser desfeito, se for parado de usar. Pois, ao ser deixado de usar a vegetação, a grama e o mato voltarão a crescer e consequentemente o caminho construído com “pisaduras’ irá desaparecer.  Mentalmente acontece este mesmo processo com o cérebro. Então, tudo é um treino.

Não basta apenas pensar que de maneira mágica iremos conseguir mudar o campo do pensamento, mas sim, pensar e mentalizar por diversas vezes uma solução para o problema e para uma nova possibilidade de vida. Esta repetição trará novos caminhos mentais no cérebro. E é este novo caminho que dará oportunidade para pensamentos novos e positivos que poderá nos levar a vencer as situações adversas que surgem na caminhada da vida.

 

Você gostaria de aprender uma maneira simples e natural(sem remédios), para Controlar a Ansiedade e o Estresse? Eu tenho um convite especial para você! No dia 10/10 as 20:30h, eu dar uma aula ao vivo, gratuita, via internet, na qual irei ensinar: Como melhorar drasticamente seu relacionamento com você e as pessoas ao seu redor, com 3 exercícios simples, capaz de Eliminar 70% dos Sintomas de Ansiedade em apenas 5 minutos. Clique AQUI e Faça já a sua INSCRIÇÃO.

Rosane Santos é Psicóloga, Psicoterapeuta com Pós Graduação em Psicoterapia do Trauma e Reprogramação Biológica (Nova Medicina Germânica), Formação em Gestão da Emoção e Neurociência, Palestrante e Empreendedora Digital com diversos cursos na área de Desenvolvimento Pessoal, (Autoestima Elevada em 4 Semanas, Mente em Equilíbrio e Faxina Emocional). Participa frequentemente (desde 2012) de programas de Rádio e TV, falando sobre Comportamento.

2 Comments to Como eliminar pensamentos negativos

Deixe aqui o seu comentário