Google

Como lidar com as frustrações do dia a dia

por

Como lidar com as frustrações do dia a dia.


Emocionalmente Bem

Emocionalmente Bem

Emocionalmente Bem

Emocionalmente Bem

Hoje quero compartilhar com você a história de um dos meus pacientes de consultório, para mostrar que as frustrações da vida, tanto podem ser usadas para construir muros entre as pessoas quanto para abrir portas de oportunidades.

O exemplo é de um jovem de 18 anos de idade, que procurou o tratamento psicoterapeuta na mesma semana em que teve uma séria discussão e decepção com o pai. De acordo com seus relatos, seu pai é um homem extremamente instável, que a cada momento diz coisas diferentes, e que por mais que ele se esforçasse o pai nunca retribui o que ele faz de bom. Nesta última discussão, o pai falou que não gostava de ouvi-lo, não acreditava em sua conduta e caráter, e ainda disse que o filho demonstrava ser uma pessoa preguiçosa e sem objetivos na vida.

O que o deixava triste e decepcionado com o pai, é porque na verdade suas atitudes não são compatíveis com a descrição do pai, ou seja, estava sendo injustiçado por alguém que deveria reconhecer e valorizar seus esforços para vencer os desafios da vida. Diante desta situação, o rapaz disse que mesmo morando na mesma casa, iria excluir o pai da sua vida. Para isso, iria fingir que o pai não existia e que não conversaria mais com ele.

Depois de ouvir este relato e decisão do jovem, lhe perguntei: “Que muro é esse que você vai construir na sua vida? ”. E Dentro do contexto e do processo de terapia, nós chegamos à conclusão que ele não estava magoado e triste com esses episódios negativos provocados pelo pai, na verdade ele tinha medo de estar envolvido com este tipo de situação, de estar próximo ao pai, de ter um relacionamento com o pai e se frustrar novamente.

Não é que ele não consegue lidar com o pai, ele não consegue lidar com a frustração de conviver com alguém que é instável. E todos esses tijolos desse muro foram construídos através desse sentimento de medo de ser frustrado. Mas quando ele tomou consciência da verdadeira situação, que não tinha nada a ver com o pai, mas com o medo de lidar com a decepção, a tomada de consciência aconteceu e naturalmente entendeu que estava criando uma ilusão na vida. Diante deste conhecimento, ele mesmo afirmou: “Como eu vou viver com o meu pai, na mesma casa, sem conversar com ele! ” Foi exatamente isso que aconteceu. Você acaba construindo um muro que te separa de alguém que você convive. Então, viver de uma ilusão tem um preço muito alto e esse preço é o de excluir coisas e pessoas que você não pode abandonar.

Quem constrói um muro, trazendo barreiras para o seu relacionamento, acreditando que está ganhando com esta decisão, está na verdade, construindo muros diante das oportunidades oferecidas pela vida. Mas quando existe uma disposição de abrir as portas haverá a certeza de que todas as situações, mesmo as adversas, poderão ser usadas para o aprendizado. E esse rapaz aprendeu a lidar melhor com as frustrações da vida.

Faça uma alto-análise, uma reflexão daquilo que você tem tentado excluir da vida. Por que você tem tentado excluir? Se você conseguir encontrar resposta para esta indagação, verá que poderá se livrar do sentimento de mágoa, raiva, medo, e tantas outras dores que impedem o sucesso na caminhada e a tão desejada felicidade.

 

Você gostaria de aprender uma maneira simples e natural(sem remédios), para Controlar a Ansiedade e o Estresse? Eu tenho um convite especial para você! No dia 10/10 as 20:30h, eu dar uma aula ao vivo, gratuita, via internet, na qual irei ensinar: Como melhorar drasticamente seu relacionamento com você e as pessoas ao seu redor, com 3 exercícios simples, capaz de Eliminar 70% dos Sintomas de Ansiedade em apenas 5 minutos. Clique AQUI e Faça já a sua INSCRIÇÃO.

Rosane Santos é Psicóloga, Psicoterapeuta com Pós Graduação em Psicoterapia do Trauma e Reprogramação Biológica (Nova Medicina Germânica), Formação em Gestão da Emoção e Neurociência, Palestrante e Empreendedora Digital com diversos cursos na área de Desenvolvimento Pessoal, (Autoestima Elevada em 4 Semanas, Mente em Equilíbrio e Faxina Emocional). Participa frequentemente (desde 2012) de programas de Rádio e TV, falando sobre Comportamento.

3 Comments to Como lidar com as frustrações do dia a dia

Deixe aqui o seu comentário

  1. Ola gostei de assistir seu vídeo sobre eliminação de mágoas sinceramente me ajudou e vou usa em minha vivencia grata por você existir e ajudar pessoas a entender seus dramas domésticos e mudanas.

  2. Olha,dra.Rosane
    Gostaria muito em saber lidar com esse sentimento.
    Mas não consigo,não converso com a minha família fazem 2anos,meus filhos se afastaram de mim,não sei mais a que fazer!
    Se corro atrás de meus projetos e trabalhos,ou fico perto de meus filhos e familia!